Projetos Apoiados

Edital 2022

Conheça os projetos apoiados em 2022.

Engenheiros da Infância

 O projeto de extensão da UFG, Engenheiros da Infância, transforma materiais em diversão e aprendizado nos Centros Municipais de Educação Infantil(CMEI) de Goiânia. Além de construir brinquedos para o desenvolvimento motor das crianças, o projeto ainda interfere na infraestrutura das escolas. O recurso será aplicado na aquisição de materiais para a realização das ações nos CMEIs, como por exemplo, para construção de brinquedos educativos que atendam às demandas específicas das instituições atendidas.

Pequi Mecânico

O Pequi Mecânico é um grupo que almeja ser referência no desenvolvimento da robótica e no incentivo de sua prática pela comunidade. o núcleo organiza a etapa regional de robótica e foi precursor do projeto Robóticas nas Escolas junto à Prefeitura Municipal de Goiânia, através da realização de treinamentos para os professores da educação básica e também a organização dos kits que serão utilizados nas escolas públicas de Goiânia. Com o apoio financeiro, o núcleo se fortalece com a aquisição de mais materiais e comisso esperamos um resultado positivo para o desenvolvimento dos projetos como um todo. Não obstante com a maior disponibilidade de materiais os recursos comuns no núcleo podem ser utilizados para fomentar projetos que impactam diretamente a vida de futuros engenheiros nos eventos como o “Espaço das Profissões” e visitas em escolas, levando tecnologia no estado da arte que encantam e inspiram os futuros ingressantes nas universidades.

Impressão 3D utilizada em moldes para matrizes de injeção

O projeto foi criado para viabilizar alternativas mais baratas e personalizáveis para injeção de termoplásticos em lotes de baixa tiragem. O trabalho vem testar duas vertentes para a aplicação da técnica de manufatura aditiva em impressão 3D. Estudar a viabilidade de diferentes materiais poliméricos para moldes utilizados em fabricação de poucas peças, e a fabricação de moldes em aços inoxidáveis para suportarem a abrasão do processo de injeção. Com a verba destinada a este projeto, espera-se recuperar duas impressoras 3D que existem no laboratório atualmente, sem condições de funcionamento precárias. Ambas foram doações de pessoas externas à UFG. Também é necessário a compra de uma capa para que as impressoras possuam o enclausuramento necessário para a fabricação das peças com polímeros de maior resistência.

Sistema de medição de sinais de tensão e corrente de soldagem

O objetivo do projeto é adquirir o sensor Hall (elemento faltante), montar, testar e calibrar um sistema de aquisição de tensão e corrente de soldagem. Como resultado da utilização do sistema de aquisição tem-se a possibilidade de estudos relacionados à soldagem, sendo essencial aos estudos que envolvem desenvolvimento de processos e física do arco. Também vai enriquecer de forma substancial as aulas da disciplina de Processos Metalúrgicos Experimental. Estima-se, que nas atividades de pesquisa, relacionadas ao Mestrado e alunos de Iniciação Científica, serão impactados diretamente por volta de 15 alunos. Na disciplina de Processos Metalúrgicos Experimental serão impactados aproximadamente 40 alunos/ano. Além disso, serão impactados professores da área de fabricação mecânica e outros da área de controle e automação listados como membros deste projeto.